Cores: o que transmitem e como usar


Se você já ouviu Adriana Calcanhotto cantar “eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que eu não sei o nome” e se identificou, este post é para você. Mas não vamos tratar de nomenclaturas e muito menos entrar na polêmica das percepções do olhar de cada um. Vamos falar sobre o significado das cores e como aplicá-las nos ambientes.

Mais do que preferência ou estilo, a utilização das cores deve ser feita com base em alguns critérios. Isto porque, as cores comunicam, estimulam e provocam sensações, tendo o poder de deixar os ambientes menos ou mais agradáveis.

É importante ter em mente também, qual o seu objetivo em escolher determinadas cores para cada ambiente e qual o propósito desse espaço. Mas tenha cuidado para não se deixar engessar, ouse e seja criativo. Confira algumas cores que listamos a seguir, com seu significado e uma sugestão de aplicação na decoração.

Laranja: Por ser uma cor vibrante, transmite energia e confiança e na decoração, a aposta é aplicar em detalhes, como móveis pontuais, objetos de decoração ou quadro decorativo.

Verde: Transmite o mesmo que sentimos quando estamos em contato com a natureza: calma, tranquilidade, prosperidade, saúde, cura e crescimento. Na decoração, pode ser usado desde a porta de entrada, parede, móveis, toalhas e louças. 

Lilás: Ligada à espiritualidade, transmite proteção e estimula a inteligência e a imaginação. Por ser despertar a conexão entre as pessoas, o mais indicado é que seja usada na decoração de ambientes externos.

Azul escuro: Por ser transmitir credibilidade e segurança, é uma das cores mais utilizadas em quase todas as situações. Na decoração, pode ser usada na sala ou em objetos de decoração que vão ressaltar a elegância que esta cor oferece.

Azul claro: Seu poder calmante e harmonioso faz com que seja uma cor que pode ser explorada sem medo por toda a casa. Paredes, teto, cortinas, móveis e cabeceiras neste tom levam paz e calmaria a qualquer lar.

Rosa: Diferente do que se imagina, o rosa é a cor do amor, enquanto o vermelho, da paixão. Transmite sensibilidade, gentileza e aconchego. Pode ser usada em toda a casa, em paredes, móveis, objetos de decoração, pendentes e aramados.

Fúcsia: Seu tom vibrante estimula força, coragem e confiança. O ideal é apostar em objetos decorativos, quadro, almofadas ou um móvel pontual, sempre com cuidado para não deixar o ambiente muito agitado e cansativo.

Agora que você já sabe como aplicar as cores nos ambientes de forma criativa e intencional, não deixe de conferir nossas novidades no Instagram ou no blog. Tenho certeza que muitas inspirações vão surgir.

Aproveite para comentar e compartilhar nosso conteúdo, e se tiver dúvidas, vamos amar bater um papo.


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados